sábado, 23 de agosto de 2014

e-Social - Você está preparado?

Está previsto que a partir de janeiro entrará em vigor o e-Social, sistema de escrituração digital por meio do qual todas as empresas terão de passar, de forma unificada, suas informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias para o Fisco.

Se o sistema entrará em janeiro ou se haverá outra prorrogação isso não sabemos, mas todos os especialistas no momento aconselham as empresas a atentarem para a questão, já que faltam pouco mais de quatro meses para a entrada em vigor do sistema.

E motivos de preocupação não faltam, isso porque haverá a necessidade de padronização e unificação dos cadastros. Todas as  informações sobre a folha de pagamento, incluindo todos os funcionários, e os dados sobre a retenção de pagamentos de serviços que hoje são apresentados a diferentes órgãos serão centralizadas.

As empresas deverão sanear os cadastros e checar se não há divergências no cadastro de cada funcionário, como por exemplo; número de inscrição do PIS, data de nascimento e documentos dos dependentes dos empregados.

Sem mencionar que a dinâmica do setor de Recursos Humanos deverá mudar, se antes a preocupação era com prazos de pagamentos como de férias, rescisões, entre outros,  o prazo para enviar as informações para o e-social deverá ser a mesma. Isso exigirá atenção redobrada como algumas práticas antigas adotadas, o famoso “jeitinho brasileiro” que, antes poderia passar despercebido, como por exemplo, não registrar o funcionário no momento no qual é admitido,  não poderá existir para quem não quer  ser penalizado.


Quer saber mais sobre o e-Social? Acesse o sítio oficial AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário