quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CRIATIVIDADE: MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO

Algumas lembranças de nossa infância são recorrentes, frequentes em nossa vida para sempre.
Uma de minhas lembranças preferidas e que vêm à minha mente com muita frequência é a visão de meu pai cozinhando. Todas as vezes que ele ia até a cozinha eu percebia algo em seus olhos e dizia a mim mesma: “Meu pai vai inventar alguma coisa...”. Dito e feito, ele sempre acabava inventando algo a mais, algo diferente. Podia ser um novo tempero no feijão ou um ingrediente a mais no bolo; como dizia ele: "Para ficar mais gostoso"!
Um dia, do alto de minha infância, eu exclamei a ele: “Pai, o senhor só inventa, hein!?” Ele respondeu: “Eu não invento... Eu sou criativo!”.

A criatividade não é só um dom ou talento, muito menos algo exclusivo do mundo artístico, como muitos pensam. Ela deve ser constantemente usada e estimulada em todas as pessoas para um maior desenvolvimento da mente. A criatividade pode ser definida como a habilidade de criar algo que permita uma mudança sobre determinado assunto ou situação.
Pode-se usar a criatividade para a culinária, no cabeleireiro, na manicure com uma pintura diferente nas unhas e, porque não, no TRABALHO! Afinal, uma pessoa criativa sabe como lidar com diferentes tipos de situações, podendo ser flexível e encontrando soluções para problemas considerados sem solução.
Ser criativo é querer melhorar algo que já existe ou fazer melhor algo que já faz.  A criatividade é uma característica  que precisa ser despertada dentro da pessoa.
Assim como era meu pai, mesmo não sendo cozinheiro de profissão, procurava sempre ser criativo!
Até as pequenas ações realizadas com criatividade são importantes, pois às vezes estamos tão acostumados em realizar um determinado trabalho que nos fechamos para outras possíveis opções, e não procuramos ser criativos.

Pensem nisso e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário